Aplicações Web Ricas - RIAs

Tecnicamente, uma aplicações web é qualquer componente de um site web que executa uma função. Uma busca no site é uma aplicação web.

- Mas isso não é um pouco chato??? Estamos acostumados com isso??? Com o trivial???? Profissionais de web (e outros que aqui se enquadrarem) não querem sempre inovar e fazer coisas diferentes???

Pense...

Aplicações web ricas, também chamadas de Aplicações de Internet Ricas (Rich Internet Applications - RIAs) são uma linha de aplicações web mais sofisticadas que se comportam de maneira similar a programas de software. Comparadas com as páginas "normais", elas são ricas em interação, ricas em conteúdo e ricas em funcionalidade, ou seja, possuem uma linhagem própria.

Uma das principais vantagens das aplicações web ricas é uma experiência do usuário melhorada. Essas aplicações frequentemente usam um modelo de página única no qual as informações atualizadas são rapidamente trázidas à página.

Utilizando este método, a reorientação em relação as opções de navegação é mínima ou nem mesmo está presente. De um modo geral, podemos dizer que as aplicações web ricas são mais responsivas e permitem maneiras mais rápidas de encontrarmos as informações, enquanto diminuem potencialmente o efeito de ficar "perdido no hiperespaço".

- E não é isso que queremos passar para os usuários, não é????

Veja um exemplo de uma aplicação web rica: http://www.miniusa.com

Mas lembre-se, mesmo neste formato, as curvas de aprendizagem na web devem ser necessariamente rápidas... chamamos isso de interface com o usuário indutiva.

Acredito que um pouco de conhecimento e informação sobre este assunto, que não é tão novo assim, ajudará a refletirmos e imaginarmos novas possibilidades para a web... INOVAR SEMPRE.

- Ficou interessado no assunto???

- Pesquise mais, então... esse pequeno texto é somente para aguçar a curiosidade... :)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estrutura básica de documento em HTML5

Letras entrelaçadas no Photoshop CS4